Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Liga da Justiça ou Os Justiceiros?

Em 1967, ou seja, sete anos após sua estréia nos Estados Unidos, a equipe mais famosa do Universo DC foi lançada em título próprio no Brasil

Os Justiceiros #1 A Panini Comics anunciou que lançará, no segundo semestre de 2007, a edição Arquivo DC - Liga da Justiça da América, com as primeiras histórias do famoso grupo.

As aventuras são dos anos 60, e foram publicadas originalmente nas revistas norte-americanas The Brave and the Bold (a edição 28 trouxe a primeira aparição da Liga, enfrentando Starro, o Conquistador) e Justice League of America.

Influenciado pela National Football League, o criador Gardner Fox utilizou a palavra "Liga" para denominar seu novo grupo de heróis. O desenhista Mike Sekowsky foi responsável pelo visual. A equipe original era formada por Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Ajax, o Marciano (atualmente chamado, corretamente, de Caçador de Marte), Flash e Lanterna Verde.

Em 1967, a Liga da Justiça ganhou seu primeiro título próprio por aqui: a revista Os Justiceiros, da Ebal, que teve 28 números publicados, entre setembro de 1967 e dezembro de 1969, além de uma edição especial em cores.

Os Justiceiros #3Para mostrar como a DC gosta de "Crises", o primeiro número apresentou a aventura Crise na Terra-Um.

Nesta edição, os heróis da Liga e da Sociedade da Justiça, de Terras diferentes enfrentam vilões em comum, que trocam de dimensões para enganar os mocinhos. São eles Crono, o Alquimista, Felix Fausto (Terra-1) e Pingente, Violinista e o Bruxo (Terra-2).

Na segunda edição, um confronto com Despero, com um visual bem diferente do atual. O vilão também dá as caras no número 15, na verdade sua primeira aparição, publicada originalmente no titulo Justice League of América 1 (a Ebal lançou as aventuras fora de cronologia - veja no final da matéria).

Outra curiosidade é que na capa do número 3, é possível conferir que o leitor encontrará "o maior grupo de super-heróis já publicados em uma só revista", com 18 heróis listados. Curiosamente, só cinco membros da Liga participam da aventura desta revista. O restante dos heróis não apareceram na história.

Os Justiceiros #4Outra HQ interessante é a do número 10, na qual Zatanna (que tinha seu nome escrito com um "n" apenas) solicita ajuda dos heróis para localizar seu pai, o também mágico Zatara, que fará todo o possível para não ser encontrado. O curioso título da trama é Z de Zatana e Zero Hora.

A edição 12 trouxe a primeira história publicada nos Estados Unidos com a Liga, na qual os heróis enfrentam a ameaça alienígena Starro, uma espécie de estrela-do-mar que controla mentes, e só descobrem como derrotá-lo com a ajuda de Johnny Brasa, o jovem Snapper Carr, que se tornou uma espécie de "mascote" da equipe. O nome do personagem veio do fato de ele ficar constantemente estalando os dedos. As editoras brasileiras adoravam traduzir nomes, vide Pedro Prado como Peter Parker.
A origem do poderoso andróide Amazo é narrada na edição 13, em que a cria do Professor Ivo mostra todo o seu poder e quase vence os heróis. Derrotado, o vilão vira troféu no esconderijo da Liga.

A entrada do Arqueiro Verde na equipe, citada na aventura A Busca (Panini Comics, DC Especial 1, 2004), teve sua história publicada no número 18 desta série. O herói é escolhido para ser o novo membro da Liga da Justiça, mas é seqüestrado e, no final, salva os companheiros com uma de suas "mitológicas" flechas especiais, a flecha-diamante.

Os Justiceiros No número 23, a origem da Liga, na qual a equipe conta para Johnny Brasa que os sete heróis (Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e Ajax, o Marciano) se encontraram pela primeira vez ao enfrentar sete alienígenas que usariam a Terra como campo de batalha, para decidir qual seria o próximo Imperador de seu planeta.

Nas demais edições, a quase totalidade das tramas versava sobre alienígenas que ora seqüestravam os heróis, ora tentavam conquistar a Terra. Alguns cientistas malucos, feiticeiros, bruxos e um ou outro vilão, como o Doutor Luz e Félix Fausto, também marcaram presença.

Os Justiceiros Uma diversão à parte são as traduções feitas na época. Mulher-Maravilha, por exemplo, era Miss América. E o melhor foi reservado para os vilões, que tanto queriam derrotar os famosos heróis: Starro, o Conquistador, chamava-se Estelo, o Conquistador. O andróide Amazo, criação do Professor Ivo, era conhecido como Pasmo. A Liga corria risco de morrer de rir, isso sim.

E, por falar em diversão, com o devido desconto, já que os tempos eram outros, momentos marcantes faziam parte da rotina da equipe, como esse carinhoso abraço entre o Lanterna Verde, Zatanna e Batman (sempre ele!), ou esse "fora" do Homem-Morcego, preocupadíssimo com a pessoa com que ele teve contato recentemente, como mostrado na imagem acima.

Os Justiceiros em Cores Outra curiosidade são as cores das capas das edições. O Lanterna Verde Hal Jordan frequentemente aparecia loiro; Ajax surgia como um homem careca, de pele branca, uniforme azul e capa vermelha (um cover do Super-Homem) e o uniforme de Aquaman tinha tonalidades que variavam, verde, laranja ou amarelo. Realmente psicodélico.

As revistas, sempre com 32 páginas, apresentavam, além de uma história da Liga, outras aventuras curtas, a maioria com o personagem Ted Múltiple, e algumas HQs cômicas de uma página.

Além disso, vários números apresentavam, na contracapa, a seção Notícias em Quadrinhos, com artigos curtos sobre criadores famosos, cartas, dúvidas dos leitores, visitas a redação da Ebal, lançamentos da editora e até algumas novidades ao redor do mundo.

Uma ultima curiosidade: a edição Os Justiceiros em Cores 1 apresenta a trama Divididos são Derrotados, com roteiro de Denny O'Neil e desenhos de Sid Greene, na qual os heróis enfrentam uma pequena e ridícula brigada de militares que quer dominar os Estados Unidos, utilizando uma arma que afeta a moral das pessoas. Infame mesmo...

Os Justiceiros #13Abaixo a maioria das histórias da Liga da Justiça publicada pela Ebal, e as respectivas edições originais (como se pode notar, a cronologia não era um dos pontos fortes):

Justiceiros # 1 - Crise na Terra Um (JLA # 21)

Justiceiros # 2 - Quatro Mundos a Conquistar (JLA # 26)

Justiceiros # 3 - Os Bandidos do Infinito (JLA # 25)

Justiceiros # 4 - O Caso dos Super-Poderes Proibidos (JLA # 28)

Justiceiros # 5 - Metamorfo Diz... Não (JLA # 42)

Justiceiros # 6 - A Praga que Atingiu a Liga da Justiça (JLA # 44)

Justiceiros # 7 - O Mistério de X - O Homem do Espaço (JLA # 20)

Justiceiros # 8 - A Ameaça do Verdadeiro ou Falso Bruxo (JLA # 49)

Os Justiceiros #18Justiceiros # 9 - O Senhor do Tempo ataca o Século XX (JLA # 50)

Justiceiros # 10 - Z de Zatana e Zero Hora (JLA # 51)

Justiceiros # 11 - Criaturas Indestrutíveis da Ilha dos Pesadelos (JLA # 40)

Justiceiros # 12 - Estelo, o Conquistador (The Brave and the Bold # 28)

Justiceiros # 13 - O Caso do Roubo dos Superpoderes (The Brave and the Bold # 30)

Justiceiros # 14 - O Desafio do Mestre das Armas (The Brave and the Bold # 29)

Justiceiros # 15 - Viagem sem Retorno (JLA # 1)

Justiceiros # 16 - O Segredo dos Feiticeiros Sinistros (JLA # 2)

Os Justiceiros #15Justiceiros # 17 - A Nau Escrava do Espaço (JLA # 3)

Justiceiros # 18 - A Destruição do Diamante Estrela (JLA # 4)

Justiceiros # 19 - A Gravidade Descontrolada (JLA # 5)

Justiceiros # 20 - A Roda do Infortúnio (JLA # 6)

Justiceiros # 21 - O Parque de Diversões Cósmico (JLA # 7)

Justiceiros # 22 - Vende-se a Liga da Justiça (JLA # 8)

Justiceiros # 23 - A Origem da Liga da Justiça (JLA # 9)

Justiceiros # 24 - Os Dedos Fantásticos de Felix Faust (JLA # 10)

Justiceiros # 25 - A Hora Final (JLA # 11)

Os Justiceiros #23Justiceiros # 26 - O Último Caso da Liga da Justiça (JLA # 12)

Justiceiros # 27 - O Mistério dos Robôs da Liga da Justiça (JLA # 13)

Justiceiros # 28 - A Ameaça da Bomba Elektron (JLA # 14)

Os Justiceiros em Cores # 1 - Divididos são Derrotados (JLA # 66)

Almanaque Quadrinhos 1969 - Cinco Justiceiros fora de Ação (JLA # 52)

Batman e Superman em Cores # 5 - O Criador do Caos (JLA # 68)

Superboy-Bi # 19 - Crise na Terra-Dois (JLA # 22)

Superboy-Bi # 40 - Os Zangões da Rainha-Abelha (JLA # 23)

Superboy-Bi # 41 - Crise em Terra-3 (JLA # 29) e A Terra mais Perigosa de Todas (JLA # 30)

1 comentários:

Anonymous disse...

e os scans das revistas?

Postar um comentário