Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Carnaval de Quadrinhos das Quartas 8 - Quadrinhos Antigos - Capitão 7

Mais um post pertencente ao Carnaval dos Quadrinhos das Quartas.

Em 1954, Rubem Biáfora, criou o primeiro personagem com super-poderes a ter uma série na TV brasileira. Este personagem chamava-se Capitão 7. O sete era uma referência à emissora de TV que veículava o programa, a TV Record de São Paulo, que obviamente utilizava o canal 7.

Para o papel de Capitão 7 foi convocado Ayres Campos. Ayres destacou-se por ser um jovem atleta, que graças a sua condição física, superou os testes rigorosos para a escolha do ator que iria viver o personagem.

A série ainda contava com outros atores no elenco fixo como, Idalina de Oliveira, Gilberto Chagas, Silvio Silveira, Rony Rios e Altair Lima, Nelsa Amaral, Hélio Assadi, entre outros. Idalina de Oliveira fazia o papel da namorada do capitão 7, Silvana.

A série começou a ser transmitida ao vivo, em 1954, posteriormente os episódios foram gravados em película até 1966, num total de 503 histórias. Entre os roteiristas da série havia Hélio Ansaldo e Maio Miranda.

Cena do Episódio "Os Vingadores".

Alguns episódios da série:
A cidade Perdida
A Deusa do Sol
O Reino do Terror
A Pedra Sagrada
A Máscara Diabólica
O Dragão Negro
O Punhal de Prata
Os Vingadores
A Destruição da Terra
O Ás de Espadas
O Mistério de Klebir
Os Sete Guerreiros
O Tesouro Espanhol
O Rei do Terror
O Mistério das Jóias


ORIGEM

O verdadeiro nome do Capitão 7 é Carlos. Que vivia numa cidade interiorana com sua família. Num dia eles ajudaram um alienígena, que em retribuição levou a criança para ser instruída num planeta distante, mais evoluído que a Terra. Carlos voltou à Terra com super-poderes, como super-força, super-inteligência e capacidade de voar. Possuia um uniforme possante capaz de resistir a qualquer coisa, então ele enfrenta bandidos na Terra, no mundo subterrêneo e no espaço sideral. De sua espaçonave ficava a observar os humanos na Terra. Quando não tinha alguma missão a cumprir, Carlos voltava a sua vida "normal", como um químico que namorava Silvana, filha de um funcionário da Interpol.

Aqui podemos ver algumas relações com super-heróis da Editora DC Comics, pois ele parece ser uma mistura de Lanterna Verde (Hal Jordan - 1959), Capitão Marvel (1939) e Flash (1956). Além é claro de sua incrível semelhança (devido aos roteiros espaciais) com Flash Gordon. Isso não quer dizer que ouve plágio de idéias, mas mostra como os criadores de "universos fantásticos" estavam próximos em suas concepções.


HQS

A HQ do Capitão 7 teve início em 1959 pela editora Continental. Sendo desenhado por Jayme Cortez, Júlio Shinamoto, Getúlio Delphin, Juarez Odilon, entre outros artistas. Com roteiros de Helena Fonseca, Hélio Porto e Gedeone Malagola durando cerca de 54 edições. A diferença entre a série de TV e a hq é que ao contrário da TV que era na época extremamente limitada (não existiam recursos de informática, hoje tão amplamente utilizados) os artistas eram livres para desenhar Capitão 7, por exemplo, voando, levando um veículo que pesa toneladas, enfim colocando em prática seus super-poderes concedidos pelo alienígena. Na HQ, diferente da tevê, Capitão 7 era em cores.


Nome Verdadeiro : Carlos
Ocupação : Químico e defensor da Terra
Poderes : Super força, Vôo e super inteligência, não era invulnerável apesar de ter boa resistência.
Armas : Possui uma pistola de raios no coldre mas raramente a usava, raro mesmo, só no início da série de TV.
O herói agora pode ser encontrado numa HQ em computação gráfica 3D. O criador cedeu os direitos para o Danyael Lopes, que disponibilizou algumas imagens em sua home-page. Danyael está aguardando o contato de alguma editora interessada em publicar esse material. A trama traz o retorno do herói.


CURIOSIDADES

Teve uma série de produtos licensiados com a marca. Como fantasias, camisas, lancheiras, etc.
O « 7 » provém do número de estação da emissora Record em São Paulo.
Foi um dos primeiros super-heróis brasileiros. (1954-TV; 1959-HQ).


CAPITÃO 7 NÚMERO 19


Hospedagem desta edição
Zine Acesso - Rom O Cavaleiro do Espaço

Outros blogs participantes
Toca do Calango - O Agente Secreto X-9
Blog do Hiroshi - Sociedade da Justiça da América
Quadrideko - O Fantasma, O Espírito que Anda
Não Diga Nada - Brick Bradford


4 comentários:

hirosh disse...

bacana. bom para aprendermos mais sobre um super-herói brasileiro...

Calango 74 disse...

E ainda tem gente que fala mal de quadrinhos brasileiros. Infelizmente, estamos numa época ruim para os quadriunhos nacionais, mas o Capitão 7 e Mirza são mostras do que já foi a nona arte no Brasil.
Parabéns por essa série de posts com quadrinhos nacionais memoráveis.

QUADRIDEKO disse...

O Capitão sete deve ter sido uma das primeiras séries que eu lembro muito vagamente da TV. Nunca Cheguei a ler nenhuma de seus Quadrinhos, mas deve ter sido muito bons e ainda por cima sendo Brasileiro.

Maio Miranda disse...

Olá. Sou genro da Maio Miranda, a roteirista do Capitão 7. Sou casado ocm sua filha, Maria Angélica. Tenho várias fotos, algumas publicadas no blog, de toda essa turma. Legal encontrar essas informações pois estou criando um blog sobre a Maio Miranda, que além desse trabalho, era renomada Artista Plástica, Compositora, Astróloga, entre outros.... abraço.

Postar um comentário